segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Ratinhos de Biblioteca"​

Realizou-se no dia 23 de maio a atividade "Ratinhos de Biblioteca", na Biblioteca - centro cultural da Escola

Projeto "Ratinhos de Biblioteca"​

Sinopse:

     Ratinhos de Biblioteca é uma oficina de expressão artística que pretende, através dos contos tradicionais e de autor, proporcionar aos alunos experiências nas diferentes vertentes artísticas intensificando o gosto pela leitura e pelos livros; a música alia-se às histórias e os alunos são chamados a dramatizá-las de forma divertida em contexto escolar.
     Duas ratinhas de biblioteca chegam à escola, carregadas com pilhas de livros, e escondem-se nas suas bibliotecas, à espera de meninos e meninas a quem contar histórias; uma usa as palavras e a outra usa os sons do piano e de outros pequenos instrumentos que ilustram as mais diversas aventuras.
     Ambas as personagens adoram teatro e levam as crianças a dramatizar ou mimar os contos partilhando-os, assim, com outros colegas e com outras turmas. Com este projeto pretende-se que haja um movimento de continuidade dentro da comunidade escolar, ficando os alunos que participaram na atividade incumbidos de realizar pequenas apresentações da mesma para outras turmas.

DIA 23 de MAIO 

                          NA BIBLIOTECA

 
Objetivos: 
O principal objetivo é de cativar os alunos e alunas pelos livros, ou ao gosto por eles; apresentar o livro como uma caixinha de surpresas e de inesperados acontecimentos que podem ser vividos intensamente num espaço tão familiar como a biblioteca da escola, apostando na música e no teatro como formas mais eficientes de provocar experiências inesquecíveis ou, pelo menos, marcantes. Ratinhos de Biblioteca será, também, uma forma de levar a música e o teatro às escolas usando estas formas artísticas para dar a conhecer repertório literário do plano regional e nacional de leitura.
Não menos importante, iniciativas desta natureza e em contexto escolar, motivam os alunos a participar nas atividades da escola e melhoram a autoestima de quem participa e de quem observa.
O envolvimento dos docentes na continuidade do projeto é outro dos objetivos destas oficinas, bem como a descentralização das atividades culturais.


Duração da sessão: 1h
Público-alvo: 2.º ciclo
Autoras e dinamizadoras do projeto: Teresa Gentil e Fátima Sousa